Taizé 2016

Durante a semana de 6 a 14 de fevereiro de 2016 partiu-se novamente para a nossa peregrinação anual a Taizé, organizada pelo Secretariado da Pastoral Juvenil.

Iniciamos a nossa viagem no dia 6 de fevereiro, no Justiça e Paz com a nossa Eucaristia de envio para uma jornada de 23 horas, na qual participaram 54 pessoas, dos 16 as 62 anos.

Entrámos nesta comunidade no domingo à tarde, bem recebidos pelos irmãos e voluntários presentes em Taizé. Durante a nossa estadia de uma semana, demos um pouco de nós à comunidade trabalhando em diversas funções vitais para o seu pleno funcionamento, para além das diárias três orações, participámos ainda das reflexões bíblicas e dos seus grupos de partilha com jovens de diversos lugares do mundo (estando representados 4 dos 5 continentes), no qual nos podemos expressar sobre diversos temas abordados.

O tempo passado lá foi vivido de uma maneira muito mais simples daquela que estamos habituados. Lá viveram-se belos momentos de partilha, união, alegria, descoberta, tranquilidade e principalmente, comunhão com Deus. A principal mensagem que todos trouxemos connosco de toda esta experiência é o Amor Incondicional do Pai, tão presente durante as orações e reflexões.

Com a chegada do dia 13 e do fim da nossa experiência, regressamos a Portugal com o coração cheio e a mente calma. Aproveitámos este tempo para serenar, colocar os nossos pensamentos em ordem, fazer novas amizades, refletir sobre o nosso mundo exterior e interior e apercebermo-nos de que muitas vezes aquilo que necessitamos é … fazer silêncio!

À chegada, desejámos que pudéssemos passar mais tempo na comunidade ou simplesmente podermos voltar a viver este momento de comunhão com o próximo e com o Pai. Contudo, trazemos connosco muitos sentimentos que iremos utilizar no nosso dia para podermos fazer do mundo um lugar melhor.

 

Ivan Carrington

SDPJ Coimbra